Jiu jitsu em 10 filmes que balançaram o cinema

O jiu jitsu é uma das artes marciais que mais cresce no planeta. A arte suave teve origem no Japão pelas escolas de samurais e pela classe guerreira. Há no jiu muita influência da cultura de guerra indiana. Nos dias atuais com a transformação em modalidade esportiva, a arte expandiu-se e ganhou milhares de adeptos por todo mundo. É um dos pontos fortes do UFC e atividade recomendada até para quem almeja emagrecer.

No cinema há pouco espaço para se falar da arte suave, mas quando ela entra em um filme, entra para fazer a diferença.

  1. Lethal Weapon: o filme é de 1987 e no Brasil chegou como “Máquina Mortífera“. Para fazer este filme o Mel Gibson (um dos atores principais) foi treinado por Rickson Gracie. A luta onde aparece jiu jitsu é a última, a que encerra o filme.
  2. Choke: é um documentário americano de 1999 com Rickson Gracie. Neste filme surgiu o lema de muitos lutadores “apaga mas não bate“, que significa “desmaia mas não entrega a luta“.
  3. Never Back Down: No Brasil o filme se chama “Quebrando Regras“, tanto primeiro que foi lançado em 2008, quanto o segundo tiveram lutas com muito jiu jitsu.
  4. Redbelt: que chegou no Brasil com o nome “Cinturão Vermelho” é um filme também de 2008. É sobre a disciplina moral do jiu jitsu, conceitos como honra e dignidade são ensinados. O mestre apresentado nas cenas faz alusão ao grande mestre dos Gracie.
  5. Blood and Bone: São 3 filmes e o primeiro foi lançado em 2009. No Brasil chegou com o nome “Lutador de Rua“. Nos 3 filmes da série há jiu jitsu. A trilogia ganhou muitos fãs entre os praticantes de artes marciais.
  6. Ultimate Gracie: é um documentário americano de 2011 que conta com a participação de Royce Gracie e aborda também o UFC.
  7. Hélio Gracie – O Samurai Brasileiro: é um documentário sobre a vida e obra de Hélio Gracie feito pelo History Channel. Tanto o mestre Gracie quanto sua criação e trajetória na arte marcial são contadas pelo canal.

Somados os títulos acima são ao todo 10 obras que abordaram o jiu jitsu com grandes lutas no cinema.

Mel Gibson usando jiu jitsu em Máquina Mortífera

No vídeo abaixo, o Mel Gibson luta com seu adversário e usa a arte suave (a partir do 4 minutos).

Participe de nosso Grupo Exclusivo!

Ricardo Luiz Roveran

Aquariano, 36 anos, eterno e apaixonado estudante de filosofia, amante de ciências, escritor, crítico de cinema, literatura e música. Cristão e conservador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

>
%d blogueiros gostam disto: